PROJETO: A INFORMÁTICA NA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA


Disciplina: Matemática

Séries: 5º ao 9° ano Ano 2009

ESCOLA MUNICIPAL “MARECHAL RONDON” DE 1º GRAU.

PROFESSORES: RENATO, ORLANDO, ALINE.
TEMA: A MATEMÁTICA NA ESCOLA INFORMATIZADA

Justificativa: Com a transposição didática espera-se provocar transformações no fazer pedagógico dos professores, na qualidade do ensino, levando em conta o papel social, as competências e habilidades que são exigidas para aprender na prática, dentro de uma abordagem construtivista, com ações que caracterizam o“Fazer matemático”: experimentar, interpretar, visualizar, conjeturar, induzir, generalizar, abstrair, generalizar, demonstrar ,articulando com o aluno o significado daquilo que está sendo ensinado, considerando o erro não como uma falha na aprendizagem, mas como parte do processo, pois ninguém aprende sem errar. A tecnologia é algo que vem ajudar o aluno nas formas de aprender; pois a sociedade que investe muito em tecnologia cresce muito.

Objetivo Geral: Criar pessoas capazes de utilizar no dia a dia o conhecimento aprendido na escola, melhorando as práticas já existentes e incentivando a pesquisa e o uso de instrumentos tecnológicos para aprendizagem, além dos métodos e técnicas de ensino do modelo atual da pedagogia tecnicista e das mídias como meta para refazer a escola; desenvolvendo com os programas específicos de computador, a capacidade de nossos alunos aprenderem.
Objetivos específicos:
Usar os instrumentos tecnológicos, no processo de ensino e aprendizagem da matemática;
Colocar o aluno no papel de aprendiz ativo;
Explorar o software Cabri geométre;
Trabalhar o programa hot potatoes com 6 tipos de exercícios interativos para web;
Pesquisar site de domínio público (disponíveis nos site de matemáticas e novas tecnologias) Ex: poly e o tangran, as formas geométricas, medidas etc.
Pesquisar site de busca e pedagógicos no geral;
Implementar aulas projetos no laboratório para auxiliar e motivar a aprendizagem;
Trabalhar com editores em geral: Texto, apresentação, calculo, desenho, propondo atividades para facilitar a aprendizagem;
Utilizar o visual class para criar aulas;
Uso e disseminação do laboratório de Matemática, com atividade de aprendizagem, recreativas (jogos) e lúdicas no ensino;
Filmes matemáticos.;
Projetos diversificados;
Jogos aritméticos e geométricos;

PROGRAMAS ESPECIFICOS:
· Cabri-Géometre II e II-plus;
· Hot Potatoes;
· Visual Class-aulas interativas;
· Editores de texto-apresentação, Cálculo, desenho.
· Sites pedagógicos em geral.



Metodologia:
Implementar a pesquisa , trabalhar softwares específicos de matemática com os alunos no laboratório de informática, sites pedagógicos e mídias em geral dando ênfase aqueles que apresentam, recursos para a prática pedagógica colocando o aluno no papel ativo de aprendiz..
Resultados Esperados:
Espera-se que os alunos com uso de recursos tecnológicos e com as mídias em geral se sinta motivados a aprender a aprender, isto é selecionar e pesquisar aquilo que eles querem saber e aprender de forma curiosa e investigativa, relacionando a matemática com a informática trazendo outras possibilidade de novas metodologias de ensino, provocando motivação, criatividade, interatividade(participação), exploração e experimentação.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

História do Material Dourado





História do Material Dourado Montessori


Maria Montessori, médica e educadora italiana, idealizadora de um conjunto de materiais destinado à educação de crianças com problemas de aprendizado, que graças à sua orientação tinham possibilidades de prestar exames junto às outras crianças das escolas públicas de Roma.
Analisando os métodos de ensino da época, propôs mudanças compatíveis com sua filosofia de educação.
Com mais liberdade que no ensino tradicional, onde as crianças acabam “dominando” os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem, Maria Montessori propõe que as crianças utilizem os materiais didáticos, entre eles o material dourado. Nas experiências concretas facilitamos a compreensão e o entendimento das relações numéricas abstratas.
Desta maneira o aprendizado se torna mais agradável e verificamos que alem da compreensão dos algoritmos obtém-se um notável desenvolvimento do raciocínio.
O nome “material dourado” era conhecido como “material das contas douradas”, pois inicialmente era formado por contas amarelas.
As contas amarelas que eram utilizadas, eram como as unidades de hoje, cubinhos de 1 cm por 1cm por 1 cm.
Dez contas amarelas colocadas em arame bem firme, representam a barra.
Quando repetimos esta barra dez vezes ligando-as entre si, formando um quadrado, obtemos a placa.
Finalmente, dez placas sobrepostas e ligadas formam um cubo.

O material dourado, também conhecido como material multibase pode ser usado para explorar a estrutura dos sistemas de numeração, os algoritmos associados às quatro operações básicas, conceitos geométricos e vários princípios algébricos fundamentais.

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