História do Material Dourado Montessori
Maria Montessori, médica e educadora italiana, idealizadora de um conjunto de materiais destinado à educação de crianças com problemas de aprendizado, que graças à sua orientação tinham possibilidades de prestar exames junto às outras crianças das escolas públicas de Roma.
Analisando os métodos de ensino da época, propôs mudanças compatíveis com sua filosofia de educação.
Com mais liberdade que no ensino tradicional, onde as crianças acabam “dominando” os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem, Maria Montessori propõe que as crianças utilizem os materiais didáticos, entre eles o material dourado. Nas experiências concretas facilitamos a compreensão e o entendimento das relações numéricas abstratas.
Desta maneira o aprendizado se torna mais agradável e verificamos que alem da compreensão dos algoritmos obtém-se um notável desenvolvimento do raciocínio.
O nome “material dourado” era conhecido como “material das contas douradas”, pois inicialmente era formado por contas amarelas.
As contas amarelas que eram utilizadas, eram como as unidades de hoje, cubinhos de 1 cm por 1cm por 1 cm.
Dez contas amarelas colocadas em arame bem firme, representam a barra.
Quando repetimos esta barra dez vezes ligando-as entre si, formando um quadrado, obtemos a placa.
Finalmente, dez placas sobrepostas e ligadas formam um cubo.
O material dourado, também conhecido como material multibase pode ser usado para explorar a estrutura dos sistemas de numeração, os algoritmos associados às quatro operações básicas, conceitos geométricos e vários princípios algébricos fundamentais.
Maria Montessori, médica e educadora italiana, idealizadora de um conjunto de materiais destinado à educação de crianças com problemas de aprendizado, que graças à sua orientação tinham possibilidades de prestar exames junto às outras crianças das escolas públicas de Roma.
Analisando os métodos de ensino da época, propôs mudanças compatíveis com sua filosofia de educação.
Com mais liberdade que no ensino tradicional, onde as crianças acabam “dominando” os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem, Maria Montessori propõe que as crianças utilizem os materiais didáticos, entre eles o material dourado. Nas experiências concretas facilitamos a compreensão e o entendimento das relações numéricas abstratas.
Desta maneira o aprendizado se torna mais agradável e verificamos que alem da compreensão dos algoritmos obtém-se um notável desenvolvimento do raciocínio.
O nome “material dourado” era conhecido como “material das contas douradas”, pois inicialmente era formado por contas amarelas.
As contas amarelas que eram utilizadas, eram como as unidades de hoje, cubinhos de 1 cm por 1cm por 1 cm.
Dez contas amarelas colocadas em arame bem firme, representam a barra.
Quando repetimos esta barra dez vezes ligando-as entre si, formando um quadrado, obtemos a placa.
Finalmente, dez placas sobrepostas e ligadas formam um cubo.
O material dourado, também conhecido como material multibase pode ser usado para explorar a estrutura dos sistemas de numeração, os algoritmos associados às quatro operações básicas, conceitos geométricos e vários princípios algébricos fundamentais.
quando que o material dourado foi criado e o pq desse nome
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