PROJETO: A INFORMÁTICA NA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA


Disciplina: Matemática

Séries: 5º ao 9° ano Ano 2009

ESCOLA MUNICIPAL “MARECHAL RONDON” DE 1º GRAU.

PROFESSORES: RENATO, ORLANDO, ALINE.
TEMA: A MATEMÁTICA NA ESCOLA INFORMATIZADA

Justificativa: Com a transposição didática espera-se provocar transformações no fazer pedagógico dos professores, na qualidade do ensino, levando em conta o papel social, as competências e habilidades que são exigidas para aprender na prática, dentro de uma abordagem construtivista, com ações que caracterizam o“Fazer matemático”: experimentar, interpretar, visualizar, conjeturar, induzir, generalizar, abstrair, generalizar, demonstrar ,articulando com o aluno o significado daquilo que está sendo ensinado, considerando o erro não como uma falha na aprendizagem, mas como parte do processo, pois ninguém aprende sem errar. A tecnologia é algo que vem ajudar o aluno nas formas de aprender; pois a sociedade que investe muito em tecnologia cresce muito.

Objetivo Geral: Criar pessoas capazes de utilizar no dia a dia o conhecimento aprendido na escola, melhorando as práticas já existentes e incentivando a pesquisa e o uso de instrumentos tecnológicos para aprendizagem, além dos métodos e técnicas de ensino do modelo atual da pedagogia tecnicista e das mídias como meta para refazer a escola; desenvolvendo com os programas específicos de computador, a capacidade de nossos alunos aprenderem.
Objetivos específicos:
Usar os instrumentos tecnológicos, no processo de ensino e aprendizagem da matemática;
Colocar o aluno no papel de aprendiz ativo;
Explorar o software Cabri geométre;
Trabalhar o programa hot potatoes com 6 tipos de exercícios interativos para web;
Pesquisar site de domínio público (disponíveis nos site de matemáticas e novas tecnologias) Ex: poly e o tangran, as formas geométricas, medidas etc.
Pesquisar site de busca e pedagógicos no geral;
Implementar aulas projetos no laboratório para auxiliar e motivar a aprendizagem;
Trabalhar com editores em geral: Texto, apresentação, calculo, desenho, propondo atividades para facilitar a aprendizagem;
Utilizar o visual class para criar aulas;
Uso e disseminação do laboratório de Matemática, com atividade de aprendizagem, recreativas (jogos) e lúdicas no ensino;
Filmes matemáticos.;
Projetos diversificados;
Jogos aritméticos e geométricos;

PROGRAMAS ESPECIFICOS:
· Cabri-Géometre II e II-plus;
· Hot Potatoes;
· Visual Class-aulas interativas;
· Editores de texto-apresentação, Cálculo, desenho.
· Sites pedagógicos em geral.



Metodologia:
Implementar a pesquisa , trabalhar softwares específicos de matemática com os alunos no laboratório de informática, sites pedagógicos e mídias em geral dando ênfase aqueles que apresentam, recursos para a prática pedagógica colocando o aluno no papel ativo de aprendiz..
Resultados Esperados:
Espera-se que os alunos com uso de recursos tecnológicos e com as mídias em geral se sinta motivados a aprender a aprender, isto é selecionar e pesquisar aquilo que eles querem saber e aprender de forma curiosa e investigativa, relacionando a matemática com a informática trazendo outras possibilidade de novas metodologias de ensino, provocando motivação, criatividade, interatividade(participação), exploração e experimentação.


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

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